BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A DEMANDA

Fotografia tirada do Alto do Termo para o poente que divide os Pereiros da Felgueira - 23 de Agosto, 2010







Por um instante fechei os olhos
e escutei o vento...

Matei a minha
sede na frescura da fonte.
No reflexo cristalino da sua água
vi reflectida a Deusa prateada.
Em êxtase, soltei o espírito.
Saciado, encarei o caminho
e iniciei a viagem.
... por um instante fechei os olhos
e contemplei o universo. (autor desconhecido)
Pereiros, Alto do Carvalhal- 23 de Agosto,2010






Símbolos da comenda de Freixiel da Ordem dos Hospitalários ou de Malta. Pereiros - Alto do Termo - Vale da Porca - 23 de Agosto

Se a demanda é a procura, o que procurei eu então? Procurei símbolos. Fiz também a minha cruzada, a minha peregrinação.
Que gente era esta? Naquela Idade Média tão longínqua e tão próxima, abandonou tudo, a sua casa, a sua família, o seu reino, a sua Europa, o seu mundo...
Cavalgando pelos símbolos, pela cruz, por Jerusalém, pela Terra Santa, pelos outros, por Jesus.
Foi assim que os encontrei, como símbolos... longe do seu aspecto terreno e humano, dos seus defeitos, dos seus bens, da sua vida efémera e profana.
Por isso, tentei ficar mais perto, fazer a viagem, encontrá-los no tempo, como uma miragem nas areias do deserto, nos outeiros, nas montanhas escarpadas de Pereiros.


A minha demanda foi pelo cavaleiro monge, símbolo da grande Ordem Soberana Militar e Hospitalar de S. João de Jerusalém de Rodes e de Malta.
Marisa, Cavaleiro-Monge


2 comentários:

  1. Olá Hernâni
    Acabei de visitar o seu blog. Gostei. Está muito bom.
    Contém escritos de uma surpeendente profundidade.
    Gostei principalmente de três: O Falcão do Templo, A Demanda e o poema que se encontra acima do Falcão do Templo.
    É de sua autoria? Se não, pode-me indicar o autor ou a sua origem?
    Fiquei deveras sensibilizado. Principalmente o Falcão do Templo parece querer dizer mais do que se lê. Poderia desenvolver?
    Acredite, estou deveras interessado.
    Um abraço e parabéns pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  2. Os poemas que estão na primeira página fazem parte de um conjunto de poemas dedicados aos Templários, não sei a sua autoria. Sigillum Militum Christi, Milícia Secreta de Cristo, é a divisa dos Templários.Estão nos blogs dedicados aos Templários. Alguns deles têm links no meu blog. O texto sobre a demanda, seria demasiada pretensão chamar-lhe um poema, é da minha autoria. É apenas um percurso pessoal.Pereiros pertenceu à Comenda de Freixiel da Ordem dos Hospitalários ou de Malta. Eu sou apenas mais um que tem um enorme fascínio pelas ordens religiosas e militares, pelas cruzadas e pelas peregrinações.
    Um abraço,
    Hernâni

    ResponderEliminar