BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Trás - os - Montes, O Reino Maravilhoso, Miguel Torga

"Um Reino Maravilhoso (Trás‑os‑Montes)" é um texto da autoria de Miguel Torga, escritor nascido em S. Martinho de Anta, Sabrosa, Vila Real, em 12 de Agosto de 1907, e publicado na obra Portugal. O autor localiza e apresenta Trás‑os‑Montes, a sua região natal, dizendo que "fica no cimo de Portugal, como os ninhos ficam no cimo das árvores para que a distância os tome mais impossíveis e apetecidos". Torga caracteriza a região transmontana, mostra as suas riquezas e pobrezas, fala das gentes com seus hábitos, comportamentos, modos de ver e estar no mundo.
Torga, de seu verdadeiro nome Adolfo Correia da Rocha, médico de profissão, nunca esqueceu a sua origem transmontana e humilde, de filho de gente do povo. Marcado pelas dificuldades que passou na infância e na adolescência, em Portugal e no Brasil, para onde emigrou com treze anos. Foi o seu tio, fazendeiro de café no Brasil que, vendo as suas capacidades, lhe financiou os estudos de medicina em Coimbra.
Trás‑os‑Montes é para Miguel Torga um "ninho alto e agreste que transmite a elevação e a aspereza à casca e ao sabugo de quem ali nasce." 

Tinha prometido, há vários anos, que ousaria ilustrar as telúricas palavras de Miguel Torga sobre Trás-os-Montes, com imagens da minha aldeia transmontana. Espero não o ter desmerecido! 
O video é, também, um percurso muito pessoal. Os sobreiros do meu avô, à sombra dos quais merendámos tantas vezes; a pedra dos morcegos; a ribeira e o rio Tua, para onde ia desde pequeno, tomar banho, à pesca, passar a noite; a velha linha do Tua que me levou pela primeira vez quando tinha dez anos; os altos daqueles montes que me davam novos horizontes quando era pequeno; a fogueira de Natal; o toque dos sinos na Páscoa do quintal do meu tio; a casa onde nasci... algumas tradições e pessoas que já não estão entre nós e deixam saudades!

"onde estiver um transmontano está qualquer coisa de específico, de irredutível. E porquê? porque, mesmo transplantado, ele ressuma a seiva de onde brotou. Corre‑lhe nas veias a força que recebeu dos penhascos, hemoglobina que nunca se descora." (Miguel Torga)


Sem comentários:

Enviar um comentário