BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

domingo, 9 de novembro de 2014

Memórias Paroquiais da Freguesia de Pereiros de 1758 - 3

Questões 7, 8, 9 e 13



7 - Santo Amaro he o seu orago; e tem a igreja matriz tres altares, hum o altar mor que está na capella mayor, aonde esta colocado o Santíssimo Sacramento, e dois altares colaterais munto semelhantes ao pé do arco da igreja, em hum esta a imagem perfeitíssima de nossa senhora do Rosário, e em outro; esta hum Santo Cristo que faz muntos milagres, e he imagem tambem perfeitíssima.
 
8 - O parocho della he vigario que representa o venerando Balio Comendador de Poyares Frey Joze Telles; e renderá a dita igreja oitenta mil reis pouco mais ou menos.
 
13 - 9 - Tem huma ermida no fim da povoacam para a parte do poente, a qual hé de Santo André, feita de bonna cantaria, he sujeita á mesma igreja; e como lugar de Codesais tem outra capella ou ermida da Senhora da Comceipçam, que tem sua irmandade e romagem a que acode munta gente principalmente no seu dia, e no dia 19 de Agosto em que se faz anniversario.
 
 
Nota: Chamava-se Baylias ou Balias às principais comendas, designadamente nas ordens militares do Hospital ou de Malta; na ordem dos Templários mais tarde de Cristo. Balio - Assim se designava o comendador destas ordens.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário