BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Memórias Paroquiais da Freguesia de Pereiros de 1758 - 2

Memórias Paroquiais da Freguesia de Pereiros de 1758 - Questões 4,5 e 6



4- Acha-se situada em as fraldas de huma serra chamada o Castello de Pereiros, e sem ser artemanufacto, so sim ser hum pinhasco tam levantado, que do alto delle athe o rio Tua aonde principia a dita serra he huma grande legoa que tudo quasi consta de pinhascos, e terra munto fragada, e desta povoacam se veem muntas terras, huma o Navalho lugar que fica distante da mesma povoacam duas légoas, a villa de Lamas de Orilham; e do dito Castello e alto da dita serra se descobre a maior parte da provincia de Tras os Montes, parte da Beira, Minho e ainda terras de Espanha.
 
5- He termo da villa de Freixiel; tem um lugar que se chama Codesais que hé desta mesma freguesia que tem quarenta vezinhos que ficam metidos no mesmo numero de cima.
 
6- Está a parochia e igreja matriz dentro do dito lugar de Pereiros, no meio delle, mas de lado para a parte do Sul,  até o lugar de Codesais hé sujeito a ella.
 
 
 
 
Nota: artemanufacto - construído
           vezinhos - moradores
           legoa - légua - 5 km
           povoacam - povoação
           Lamas de Orilham - Lamas de Orelhão, vila e concelho.
 
Nota: "de lado para a parte do sul" (...) As igrejas cristãs têm, por razões litúrgicas, simbólicas, a capela mor voltada a sul, a nascente. É aí que deve estar o sacrário, o corpo de Cristo. Esta colocação favorece ou desfavorece, do ponto de vista arquitetónico, a igreja! No caso de Pereiros favorece, a fachada monumental fica virada a poente de frente para a aldeia e o Castelo. Por exemplo em Zedes é o contrário. 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário