BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

VISTA GERAL


A vista e a paisagem de Pereiros surpreende pela sua diversidade. Para quem se dirige de Carrazeda de Ansiães ou Vila Flor, deixa os espaços abertos entre o Mogo, Samorinha, Zedes e, precipita-se, de repente, numa descida desenfreada para um novo espaço - o vale do Tua. A estrada serpenteia como uma montanha russa ladeada de formações graníticas gigantes, de colinas agrestes e profundas. Conforme se "cai", Pereiros aparece logo, lá ao fundo, entre os pinheiros ou um penhasco. A aldeia ao longe tem qualquer coisa de telúrico, enquadra-se na paisagem envolvente como um presépio de granito pintado aqui e ali por telhados vermelhos.Enquanto se tem a ideia de cair para um buraco, um espaço enorme, quase sem fim, abre-se à nossa frente, o vale do Tua até perder de vista - Nossa Senhora da Assunção, os Folgares espreitam pendurados na serra, Abreiro, Sobreira... já no concelho de Mirandela, Murça mesmo em frente... no limite a Serra dos Passos perfila-se lá longe ao nível dos nossos olhos. Do Alto do Termo, num dia de céu limpo, consegue ver-se a Serra do Alvão com as suas torres eólicas minúsculas.












A torre da igreja emerge ao longe seja qual for a nossa perspectiva, destaca-se e integra-se na paisagem, mistura-se no granito envolvente. Nem sempre foi assim. No seu Barroco original, a torre, a fachada, e todo o corpo da igreja, o branco da cal contrastava com o escuro do granito. Este aspecto rústico é relativamente recente, dos finais do século XX.












Do alto da torre da igreja a vista não tem fim, desde o alto do "castelo", o Carvalhal, a Mata, a Serra Tinta ou todo o vale do Tua estão ao nosso alcance.






Quando se chega finalmente a Pereiros apenas meia jornada está concluída, um novo mundo, outra descida vertiginosa até ao rio começa...
Como dizia o meu tio, João Baptista Pinheiro: "É UM BURACO! MAS É O BURACO MAIS BONITO DO CONCELHO!"

15 comentários:

  1. Hernâni: também concordo com o que dizia o teu tio, que eu recordo com saudade. Mas eu ainda vou mais longe: toda a envolvente de Pereiros é das paisagens mais bonitas do país. É um local onde eu consigo reflectir sobre a nossa efémera passagem pela vida.
    Desde Setembro que não vou a Pereiros. Já é muito tempo. Começo a ter necessidade de respirar, e um dia destes, aí vou eu.
    Hernâni: parabens pelas fotografias.
    Raúl Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Belas imagens captadas com a objectiva do Hernâni Fidalgo. Ao fim da tarde a nossa igreja fica mais bonita com a luz do Astro-rei a iluminá-la.
    penso muitas vezes, o que levou os nossos antepassados do sec. XVIII a construírem a mais bonita Igreja do concelho na nossa aldeia.
    Como seriam as cerimónias religiosas em Pereiros no início do sec XX com uma população de 800 pessoas ? Penso que só quem gosta desta terra como nós, se questiona sobre este passado.
    Raúl Figueiredo.

    ResponderEliminar
  3. Que bom ter os "Pereiros" ao alcance de um click! :)
    obrigado Hernani, pela partilha.
    1 abraço amigo.
    Virgilio Lopes

    ResponderEliminar
  4. "É UM BURACO! MAS, É O BURACO MAIS BONITO DO CONCELHO!"

    e arredores!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Pereiros, "terra - matter" ...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. ola sou a cristina carmo dos pereiros e vivo na suica adorei ver estas fotos tao bonitas obrigado por este travalho e por nos mostrares un pedacinho daquilo que nos tanto amamos

    pereiros e un jardin
    toda a gente dis assin
    e tao linda a nossa terra
    por esse mundo alen
    ja nao a quen fasa bem
    desde o vale ate a serra
    obrigado

    ResponderEliminar
  11. Olá Cristina,
    Obrigada pelo comentário, ainda bem que há pessoas a ver o blog tão longe!
    Mandem sempre.

    ResponderEliminar
  12. olá sou o jose soares natural de abragao penafiel casado em pereiros
    ä 13 anos que fui pela primeira vez aos Pereiros e fui logo bem recebido achei os pereiros uma terra muito acolhedora bonita e comvivial .desde esse dia cai no emcanto dessa terra de que me orgulho muito. e nao quero outra. parabems pelo teu travalho, continua e espero que um dia a gente se encontre na santa terrinha

    ResponderEliminar
  13. Olá José.
    Não o conheço pessoalmente, espero que o blog o ajude a conhecer melhor Pereiros, ainda que algumas coisas sejam pessoais.
    Mande sempre.

    Hernâni

    ResponderEliminar
  14. Conheço a letra e a música que a Cristina Carmo escreveu no blog.
    Eu acrescentaria o refrão:

    Ora viva Pereiros
    Terra de vaidade
    Terra de Nobreza
    Onde brilha a mocidade

    Raúl Figueiredo

    Raúl Figueiredo

    ResponderEliminar