BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

sábado, 26 de maio de 2018


Mês de Maio, os dias parecem intermináveis, fins de tarde amenos em tons dourados, aromas de flores de Primavera transbordam dos quintais. 
Passei pela rua de cima em frente à igreja e lembrei-me daquele cântico com se fosse hoje...! A letra e a música, até a forma lenta e timbrada como as mulheres da aldeia cantavam. Podia cantá-lo exatamente da mesma maneira como se tivesse sete ou oito anos. 
O que me transportou para a minha infância!? O mesmo ambiente, os cheiros, o toque do sino? não faço ideia. 
O que importa é que passei por aqui no mês de Maio.
O mês de Maio era o mês de Maria, na minha infância rezava-se o terço todos os dias do mês, ao fim do dia, na igreja. 
Acompanhava a minha mãe quando começava a escurecer. Não ia contrariado, pelo contrário, tínhamos alguns minutos, enquanto as pessoas se juntavam, para jogar ao esconde esconde no adro da igreja!. Vivíamos numa época de trabalho árduo, nem toda a gente conseguia estar à mesma hora, como o terço não começava sem as frequentadoras habituais, estava garantido o nosso jogo. 
O terreiro do adro com as suas oliveiras e recantos da igreja era o local ideal. 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10! E o jogo começava. O tempo parava enquanto nos escondíamos no escuro, quem fosse encontrado perdia, ganhava quem conseguisse regressar ao ponto de partida sem ser apanhado. 
Chegada a hora do terço não era preciso chamar-nos ou levantar a voz. todos sabíamos o nosso lugar e lá íamos, em silêncio, respeitosamente, para dentro da igreja. O desenrolar das Avé Maria parecia interminável mas, no fim, cantava-se este cântico como se fosse uma súplica e um adeus, antes de regressar a casa já  noite cerrada.


O DIA CHEGOU AO FIM...
SILÊNCIO... A NOITE DESCEU!
BOA NOITE... PAZ EM DEUS...

4 comentários:

  1. Lindo texto, cheio de poesia. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Lindo texto, cheio de poesia! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Hernâni
    Sou neta de César Augusto Moreira e Isabek Maria Seixas
    Bisneta de Joaquim Alves Moreira e Maria Angelica Fidalgo pais do meu avô César
    E também bisneta de Jose de Seixas e Maria Angelina Fidalgo país de minha avó Isabel
    Recentemente a prima Adelaide Moreira faz parte da minha família de Portugal
    Moro no Brasil. Penso em breve conhecer onde meus avós nasceram e conhecer alguns parentes.
    De quem vc é filho?
    Abraços Marlene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Marlene,
      A sua bisavó Maria Angélica Fidalgo, era irmã do meu bisavó Augusto Lopes Fidalgo, o meu pai tinha exatamente o nome dele. O meu bisavô foi para o Brasil em 1914 e nunca mais voltou, deixando para trás a mulher e quatro filhos pequenos...! Esta história de família é por todos conhecida e muitas vezes contada pelo meu avô. Daí o meu apelido.
      Conheço perfeitamente a Adelaide porque mantenho uma ligação afetiva a Pereiros, onde nasci.
      Um abraço,
      Hernâni

      Eliminar