BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bailarico de rua - finais dos anos 60

Mais uma pérola do Raul Figueiredo. Esta fotografia será dos finais dos anos 60! O Verão também era tempo de baile. Nesta época na aldeia, baile era baile de rua, nada de organizar bailes em locais fechados, isso não era próprio! Foi necessário esperar pela década seguinte para ver essas "poucas vergonhas". Os bailes tinham um temporada própria! Tudo começava ali pelos santos populares ou num qualquer domingo de Verão. Um gira-discos, os velhinhos discos de vinil, ep ou lp,  a rua ou um dos muitos largos da aldeia. Nada que o conjunto "Maria Albertina" não pudesse abrilhantar. Como este baile era uma produção do Raul, a rua não engana, talvez já fosse o inicio da revolução tranquila que se avizinhava. Assim, apostaria mais em Demis Roussos! 
Como em todos os bailes não podiam faltar os mirones! Não dançavam mas... também não empatavam ninguém!

5 comentários:

  1. Esta foto é uma prova de como o verão era animado nesta época em Pereiros. Bastava a agulha tocar no vinil e havia baile pela certa.
    Aqui já tínhamos algumas modernices. O gira-discos permitia colocar vários discos em fila sem termos de lhe tocar. Dava muito jeito quando não queríamos mudar de par.
    As músicas, também já tínhamos algumas "importações" de França. Não podia faltar a Linda de Suza.

    ResponderEliminar
  2. Olá Raúl,
    Era isso mesmo! A aldeia era animada, muita gente nova, havia sempre qualquer coisa a organizar. Por isso é que nós acabámos por correr mundo mas a aldeia foi muito marcante. Não sabia dessas modernices mas era normal que tivesses acesso a elas.Então o Demis Roussos foi mais tarde? Eu na altura era apenas mirone...
    Um abraço,
    Hernâni

    ResponderEliminar
  3. Olá Hernâni,
    Claro que o Demis Roussos fazia parte da colectânia, não faltando o "Goodbye my love goodbye" e também "o emigrante" do conjunto Maria Albertina". Lembro-me que ofereci este disco a alguém da nossa terra e, pelo facto de estar esgotado, achou que lhe estava a dar um tesouro. No entanto, no início dos anos 70, a Linda de Suza, com o seu disco de "Um português" e a "mala de cartão", era a Rainha dos emigrantes em Portugal e em França.
    Hernâni, todos fazíamos e fazemos de mirones muitas vezes. Neste caso concreto, ainda não te tinhas interessado pela arte da dança.

    ResponderEliminar
  4. Fantastic photo! Do you have any similar pics from the early-mid 50s? I am hoping to see some family members in the pics. My family is from Pereiros but they have few to almost no pictures. It would be a treasure to see some. Thanks!

    ResponderEliminar
  5. I have some fotos os the 40s and 50s, with a lot of people of that time. A complete generation! The problem is to identify everyone!In the next few days i will post some of them.
    Tell me the name of your family. It was easier!

    Hernâni

    ResponderEliminar