BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NEVE 2010

BOAS FESTAS


Para todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo






Há um ditado popular que diz: "Dos Santos ao Natal, Inverno natural." A neve na aldeia encheria sempre a nossa imaginação nesta quadra. Neste ano de 2010 já nevou em Pereiros, em Dezembro mas, este conjunto de fotografias são, ainda, deste ano! Dia 10 de Janeiro. Com as previsões meteorológicas como estão... quem sabe! Nevar três vezes no mesmo ano seria quase um achado mas, nos últimos tempos, parece que tudo voltou a ser como era.

Estas fotografias foram tiradas no início do ano por Adelaide e Elisa Moreira. Como colaboradoras activas do blog hoje a página é delas. Nas primeira foto, uma perspectiva retirada do fundo da aldeia para o Cabeço com o Castelo ao fundo. Na segunda foto, outra perspectiva da Serra Tinta coberta de branco. A neve quase desce até à ribeira e ao rio Tua em altitudes muito baixas.

Duas formas de ver a rua principal - Para a capela de Stº André e para a fonte.

Alinhar ao centroOs grandes sobreiros da Quintã e do Barreiro carregados de neve ficam com um aspecto ainda mais maciço.

Os fortes "farrapos" de neve diluíram a casa com a sua cobertura de xisto, um exemplar único e raro em montanhas de granito. Vida difícil para as laranjeiras, apenas sobrevivem abrigadas.




É por causa disto que as pessoas gostam tanto de neve! Uma paisagem única, rara e fugaz.

Os contrastes entre o branco da neve e o granito, tão tradicional de Pereiros, dão à aldeia um aspecto rústico e antigo como se fosse um presépio.


Dois enquadramentos fantásticos da ponte das Olgas. Primeiro, a ponte e o caminho íngreme que desce de Pereiros para o ribeiro e, quase, desaparece no manto branco.

O segundo, uma vista geral da ponte no sentido Pereiros - Freixiel. Toda uma paisagem a fazer lembrar o Natal - BOAS FESTAS.




Sem comentários:

Enviar um comentário