BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

domingo, 14 de outubro de 2012

Sobreiros

Se tivesse de escolher uma árvore para símbolo de Trás-os-Montes e dos transmontanos, escolhia o sobreiro! É rústico, altivo, duro, vive com pouco, agarra-se às pedras. Resiste a tudo, ao frio gelado do Inverno ou ao calor tórrido do Verão, resiste ao fogo, ao tempo ao longo de muitas gerações e... é generoso.
A cortiça é uma actividade dura, de Verão, é para quem sabe, uma mistura de força e jeito para não deixar marcas que possam estragar o sobreiro. Depois de tirada a cortiça, o sobreiro fica com esta cor amarela brilhante. No fim do Verão e no Outono muda para um laranja avermelhado.
Esta sequência de fotografias são do sobreiro grande do Santo do meu avô. Sempre lhe chamei assim porque o meu avô, para mim, tinha todas as qualidades de um grande sobreiro. De um grande transmontano.























1 comentário: