BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

domingo, 12 de novembro de 2017

Outono - S. Martinho

Este ano, poderíamos dizer, em vez de Verão de S. Martinho, Outono de S. Martinho. Em Portugal, como o anticiclone dos Açores ainda mantém a mesma posição que no Verão e se assiste a um transporte de ar quente vindo do norte de África, o Verão de S. Martinho prolongou-se desde Outubro a meados de Novembro e foi interrompido por dois dias de chuva! O mundo ao contrário. O problema é que, neste ano de seca extrema, se vai manter pelo menos mais duas semanas. Como as temperaturas vão baixar bastante vamos mesmo precisar da capa de S. Martinho para nos aquecer e, já agora, rezar-lhe para que, ao contrário da lenda, mande chover!
O local escolhido para as fotografias não foi ao acaso, o Vale da Videira e a Regada podiam proporcionar estas cores de Outono a que se juntou o sol no dia de S. Martinho. A Bétula ou vidoeiro (Bétula alba por causa do seu tronco branco) é relativamente rara em Pereiros mas proporciona estas cores fortes.














Sem comentários:

Enviar um comentário