BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa 2011


 PÁSCOA 2011



A Páscoa deste ano foi muito alta, no dia 24 de Abril. A Páscoa é sempre comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início de Primavera, ou seja, pode ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril. Por isso é um dia santo móvel. O outro dia santo móvel que depende da Páscoa é o Corpo de Deus, este ano será em 23 de Junho.
Um dia quente e agradável mas marcado por aguaceiros rápidos e intensos. Nada que não nos faça recordar que, apesar dos dias mais longos, ainda estamos na Primavera.


Na aldeia o compasso marca a grande tradição da Páscoa. Muita gente nas ruas, visitas... faça sol ou chuva, ela chega a todos, mesmo àqueles que, devido ao seu estado de saúde, não podem receber a tradição na entrada de sua casa.


Atendendo às circunstâncias, gostaria de deixar aqui uma fotografia do dia de Páscoa de 2010, quando o sr. Francisco recebei a visita da sra. Helena e do seu filho António.

sexta-feira, 15 de abril de 2011