BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Paisagem de Outono - Alto do Vale da Galga


O Alto do Vale da Galga permite ter uma vista única sobre o Vale do Tua.Entre montanhas escarpadas consegue ver-se o vale entre as estações de caminho-de-ferro de Abreiro e Codeçais.


Nesta paisagem de Outono o vale do Tua pode estar todo limpo, ver-se ao longe a pedra seixa, a linha do Tua... Mas tudo pode mudar de repente. O nevoeiro sobe do rio ou desce da ribeira, alterando as condições de luz e a própria paisagem.



Neste caso o vale da ribeira, ao fundo a Serra Tinta quase até Freixiel




Mesmo no topo do alto, apesar de ser mês de Novembro, alguma vegetação mediterrânica consegue florir. A explicação é simples, apesar de ser um alto sobre o Tua a altitude ao nível do mar é muito baixa.

































O invasor aproxima-se. O nevoeiro invade todas as encostas, o rio quase desaparece, os sobreiros transformam-se em sombras, tudo fica mais escuro e frio, tudo se dissolve ao longe.