BEM – VINDO
O objectivo deste blog é duplo, dar a conhecer Pereiros de Ansiães, a sua história, a sua paisagem, o seu património e as suas tradições; é também uma forma de fazer aquilo que eu gosto, de partilhar emoções e memórias.

sábado, 30 de janeiro de 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

• A História de Pereiros está intimamente ligada à de Freixiel, pertenceu a este concelho durante centenas de anos e foi, integrado no concelho de Freixiel, comenda da Ordem do Hospital mais tarde também chamada de Malta. Freixiel, Pereiros, Codeçais e Mogo de Malta pertenciam a esta comenda.
• Freixiel teve forais dados por D. Sancho Fernandes, prior do Hospital, em Abril de 1112, e por D. Manuel em 19 de Julho de 1515. O Abade de Baçal atribui-lhe ainda outro dado pelos Hospitalários entre 1195 e 1219. Foi sede de Concelho durante a Idade Média e Idade Moderna até 1836. Em 1476 foi doado ao Conde de Vila Real, D. Pedro de Meneses. Até 1641 foram donatários da Vila os Marqueses de Vila Real, tendo passado depois para a Coroa, embora a Ordem dos Hospitalários também ali possuísse terras.
• É já no século XIX, em 1836, com o liberalismo e as suas reformas administrativas que o concelho Freixiel foi extinto e as aldeias de Pereiros e Codeçais passaram a integrar o concelho de Carrazeda. Freixiel e Mogo de Malta ficaram no concelho de Vila Flor.
• Comendas eram benefícios eclesiásticos concedidos pelo rei a quem desejava recompensar de quaisquer serviços. Ainda que no início fossem provisórias rapidamente se transformaram em definitivas. A introdução da Ordem dos Hospitalários em Portugal ocorreu nos inícios de século XII. A data precisa é difícil estabelecer porque o seu arquivo que se encontrava no Mosteiro da Flor da Rosa no Crato foi totalmente destruído pelos espanhóis em 1662. Entre 1122 e 1128 D.Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, concedeu-lhe o mosteiro de Leça do Balio, a sua primeira casa capitular. A organização dos freires do Hospital em Ordem de Cavalaria, de forma a constituir um corpo militar que fosse importante na Reconquista, só aconteceu no reinado de D. Afonso Henriques. Portugal envolvido em lutas constantes com os muçulmanos e em fase de alargamento das suas fronteiras para sul precisava de forças fiéis, militarmente organizadas capazes de ajudar no esforço de guerra. As ordens religiosas militares eram bem o exemplo. Por isso, foram recompensados com largos domínios de terras no Sul do país e numerosos pequenos domínios dispersos pelo Centro e Norte de Portugal. Era o caso da comenda de Freixiel.
• Antes de 1836, no actual concelho de Carrazeda de Ansiães,a comenda da Ordem de Malta não era a única, Linhares era também uma comenda da Ordem de Cristo, do padroado real e tinha os seguintes lugares: Arnal, Campelos, Carrapatosa, Castanheiro, Fiolhal, Foz Tua, Linhares, Misquel, Parambos, Ribalonga e Tralhariz.
• Nas questões judiciais, nos séculos XVI e XVII os concelhos de Ansiães, Vilarinho da Castanheira e Freixiel aos quais pertenciam as freguesias que hoje constituem o actual concelho de Carrazeda, eram todos da Comarca de Moncorvo. Em 1706 eram da Comarca e Provedoria da Vila de Torre de Moncorvo. Em 1734 pertenciam à Correição de Torre de Moncorvo e em 1762 o concelho de Carrazeda de Ansiães fazia parte ainda daquela Correição. Em 1864 era ainda da Comarca de Torre de Moncorvo.